Perseguição e ajuste de contas

Posted: domingo, 22 de maio de 2011 by Luis Tertulino in Loucuras usadas: ,
0

Nas últimas semanas, um determinado tema tem preenchido minha cabeça de forma quase tirânica: o Carpe diem, "Aproveite o dia". Tem aparecido pra mim de todas as formas, nos filmes apresentados e debates realizados em sala de aula, nas músicas, nas notícias, de todas as formas possíveis. Em sala assisti o filme "Sociedade dos Poetas Mortos", filme que aborda explicitamente esse tema; aí depois houve debate sobre esse filme e tal. Algumas músicas foram trabalhadas com esse assunto.

E outra, mais recente ainda, foi a especulação de que o fim do mundo seria ontem, 21/05. Para deixar bem claro: em nenhum momento acreditei que o tal arrebatamento seria nesse dia (e também não acredito nessas datas tiradas sabe-se lá d'aonde). Mas não nego que isso foi mais um estalo para o Carpe diem. Não para de me perseguir em nenhum momento, em nenhum lugar. Começo a pensar que vou enlouquecer com tudo isso.

De qualquer forma, fico imaginando o que será isso: se são apenas acontecimentos rotineiros ou sinais de aviso enviados por alguém desconhecido, ou uma espécie de loucura semelhante à vivida pelo jovem Raskólnikov, onde os fantasmas da consciência começam a me atormentar por não fazer o que já devia ter feito, o que devo fazer todos os dias despreocupadamente: aproveitar a vida. Seja lá o que estiver acontecendo comigo, eu devo começar a mudar já, antes que seja tarde demais; antes que eu me veja velho deitado numa cama de hospital, cercado por aquelas máquinas que nos ajudam a respirar. É preciso fazer algo, porque a morte não compreende que eu ainda tenho muito o que fazer aqui antes de partir e me transformar em fertilizante.

0 comentários: