Anjos da Osmose

Posted: quarta-feira, 14 de julho de 2010 by Luis Tertulino in Loucuras usadas: , ,
0

Osmose: substantivo feminino singular. Osmose é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável (permite somente a passagem das moléculas de água). Neste processo, a água passa de um meio hipotônico (menor concentração de soluto) para um hipertônico (maior concentração de soluto). Na osmose, o processo se finaliza quando os dois meios ficam com a mesma concentração de soluto (isotônico).
Em humanos, a osmose é um processo de extrema importância.
Um fato: se você vive nos dias de hoje, significa que você não pensa só, há outros que pensam, e você termina sabendo o que esses pensam. Não há como fugir da vontade alheia. Tudo bem que alguns oferecem resistência, mas mesmo esses pensam com base em ideias anteriores. Disso nem Deus pode duvidar. A questão: você pensa [exatamente] o que os outros pensam?
Quando você nasce, o médico(a) que fez o parto, geralmente pergunta, como forma de oferecer suas congrulatações: "qual o nome da criança"? O que pouca gente sabe é que isso faz parte de um esquema obscuro. Fazem parte de uma seita - cujo nome não se sabe - que tentam deixar tudo pronto na sua vida, basta apenas você viver e não prender a respiração e pronto. Sua vida será perfeita. É claro que de vez em quando aparecem uns com defeito(s), mas há uma equipe técnica especializada nisso. Mas têm uns que são bem difíceis de concertar. Aí "dano-se"!
Minha mãe, coitada, arranjou um desses há pouco mais de 15 anos e até agora tá lá, defeituoso. Raramente dava panes. Muito bem comportado; controlado. Mas isso mudou faz algum tempo. Deu uma pane no sistema opearcional. Não agia como foi progamado, parece até que passou a pensar por si só. Mas ele era o mesmo. Ele não mudou, o que mudou foram as coisas ao seu redor, seu dia-a-dia; eram outros rostos e outras vozes modificando-o.

[Eu é o outro - Rimbaud]



Começou aí mais um processo de osmose. Ele passou a absorver o que vinha de fora; as influências eram grandes. E foi nesse momento que a pane mestre aconteceu. Sucessivos danos vieram: revoltas, rebeliões. Mas essas eram silenciosas, algo muito interno. Havia o medo constante de se rebelar: o "anti-vírus" estava ativado.


[Meto-me dentro de mim e acho aí um mundo - Clarice]


Uma nova fase: novas pessoas, novos nichos, a osmose continuava. Foi aí que ele percebeu a verdade: os deuses intercederam por ele, enviando seus anjos para guiá-lo, e dar continuidade à osmose.
Mas dúvidas apareceram: pra onde ir? Por onde voltar - embora ache difícil querer voltar? Quem era? No que tinha se transformado? Parece que a meia-noite havia chegado? Mas com quem dançaria, agora que o baile chegou a sua segunda parte? O que haveria de acontecer agora? O que faria agora, no Reino das Rebeliões, já que a raiva ainda não fora abrandada?

E não esquecer que por enquanto é tempo de elíseos.