O som do escambo

Posted: terça-feira, 13 de abril de 2010 by Luis Tertulino in Loucuras usadas:
0

Para muitos, a sala de aula é apenas mais um lugar, para outros o inferno, e para os outros, um lugar sagrado. Ao falar deste último grupo, não me refiro apenas aos estudiosos, aos educados, mas também aos que têm vergonha na cara. Mas o motivo desse amor não vem ao caso. Em um programa de TV você não está nem aí para os bastidores, somento para o cenário do programa e para a peste do apresentador. Mas prossigamos, tenho muito pra falar aqui ainda.
O indivíduo vai para a escola de manhã, totalmente feliz, sabendo que vai dar mais um pequeno passo na cadeia evolucionária de sua espécie, vai chegar em casa e ouvir reclamação da mãe por chatear o irmão por causa da sua superioridade evolucionária.
E chegando lá, o que ele espera ouvir além da voz do(s) professor(es): a voz dos amigos. É muito bom ouvir a voz de quem a gente gosta, de um amigo, nos faz se sentir bem. O problema nisso é quando você tem que ouvir contra a sua vontade a voz (indesejada) dos amigos dos outros. Não há nada mais insuportável numa aula do que isso (exceto uma aula extraordinariamente chata e um pum).
Não que eles pertençam ao segundo grupo a que me referi no primeiro parágrafo, de maneira nenhuma (embora talvez algunmas pequenas ovelhas tenham se degarrado do 3º bando, ido para o 2º e tenham ficado indecisos), mas é que realmente incomoda, principalmente que é adepto fiel do 3º grupo. Eles se prejudicam por isso. E com isso vem o tradicional estereótipo: quem fica fazendo barulho na sala de aula é irresponsável, não quer nada com (da) a vida, e isso está errado, eles são capazes (e em algumas ocasiões conseguem) de fazer muitas coisas (as vezes inimagináveis). Mas onde está o problema de tudo: é necessário que os outros sacrifiquem suas conquistas e méritos para o sucesso deles. É uma moeda de troca, e sempre esse mercado de escambo é realizado à força, mas sempre sem consentimento de ambas as partes.
Então, meus caros amigos, só resta duas coisas a fazer: deixar o professor cale as bocas indesejadas e, acima de tudo, você deve esconder a moeda de troca tão cobiçada...

//O Censurador ...