Christmas Lies

Posted: sexta-feira, 24 de dezembro de 2010 by Luis Tertulino in Loucuras usadas: ,
1

É tempo de natal e ano novo, época em que os seres humanos decidem se juntar para promulgar a paz mundial nos meios de comunicação, nas lojas, em toda forma de mídia e consumo. Acho que já deu para você perceber minha posição sobre essas datas. Mas tudo depende no final da contas do (seu) ponto de vista. O objetivo desse texto é, em sua essência mais remota, expor minha opinião e posiçaõ sobre o natal, especificamente.

Vamos por partes. Qual o significado original do natal? É celebrar o nascimento do filho de Deus. Agradecer por ele ter salvo a humanidade. Não é isso? Bom, foi o que eu aprendi na família e na escola principalmente. A questão é: eu nunca vi absolutamente NINGUÉM se lembrar disso; só o que vi nesses meus quinze anos foi meus familiares se reunirem na noite do dia 24 de dezembro e beberem a noite inteira e uma parte da madrugada e ouvirem forró (essa última parte é de uns 5 anos pra cá). Onde fica o significado religioso da data? Na hipocrisia cristã, porque eu não vejo nada disso!
Outra coisa: o natal é pra celebrar o nascimento de Jesus, o filho de Deus que salvou a humanidade. Nada disso! A meu ver, a humanidade não está salva coisíssima nenhuma, ao contrário: está cada dia pior, mais podre e suja.

Outro detalhe que irrita MUITO está também na questão religiosa. A igreja prega que deve-se viver de forma humilde, sem luxo algum, só com o necessário. Mas não é isso que vejo. Vejo o auge do capitalismo. Lojas e mais lojas fazendo propagandas e mais propagandas de produtos natalinos, tudo para esgotar o décimo terceiro salário do povo brasileiro. Tudo uma forma de marketing em busca do lucro desmedido. É o momento em que o capitalismo cresce e as pessoas percebem menos do que no resto do ano, pois estão plenamente imersas nele.

E mais: todos desejam paz para todos, sendo que quase não se falam, ou não se falam mesmo. E insistem nisso! "Ah, como é natal, vou falar com ele, nem que seja para desejar feliz natal! Depois ele me esquece e eu esqueço dele!" Isso não cola comigo. Eu só desejo Feliz Natal para aqueles que eu julgo merecer, e que tenho uma convivência legal e agradável (nem precisa ser tão agradável assim). Por que eu desejaria paz para uma pessoa que nem tenho contato? É demais para mim. Aguento tudo isso à força.
E ainda por cima vêm falar em "paz mundial" e derivados. Aí a coisa me irrita de vez! "Vamos agradecer a Deus pela mesa farta durante esse ano, pelo lar que temos e pela paz mundial...". E as pessoas que mal têm o que comer? E as pessoas que usam como lençol páginas de jornal? E as famílias arrasadas pelos conflitos internacionais? Como ficam todos esses? Onde está a benção de Deus nesses momentos? Que pai é esse, que deixa seus filhos se destruírem?

Se milagres existem? Sim. Exemplo: eu ainda acredito em Deus, mas não da forma cristã. Eu caí fora do cristianismo e sua hipocrisia há mais de um ano. Se você se sentiu ofendido com essa minha declaração, PROBLEMA SEU!!! Eu já tô de saco cheio dessas esperanças falsas.
Se você acredita na paz natalina, bom pra você. Faça bom proveito dela, mas com consciência de que o mundo não é essa coisinha bonitinha pregada por você sabe quem/o quê.



P.S: Montei uma playlist aqui no blog que acrescentam mais vigor ao texto, e que faz parte da minha "trilha sonora natalina". Veja aqui.

P.S.2: Coloquei um conto de Marcelino Freire na seção "Citações" deste blog. Veja aqui.