Inspiração para escrever

Posted: quinta-feira, 12 de agosto de 2010 by Luis Tertulino in Loucuras usadas: , ,
0

Escrever é um ótimo exercício, não é mesmo? Exercita a linguagem, e outros conhecimentos. Me lembro muito bem do tempo do ensino fundamental em que as professoras passavam pra gente fazer e entregar no dia seguinte, com aqueles temas super clichês... [Preciso parar, momento melodramático. Recordar minha infância me faz parar por alguns instantes... Pronto, já posso voltar. Onde eu estava?] E isso me lembra o sacrifício de uma tarde pra fazer um rascunho e depois passar a limpo (tenso!). Mas valeu a pena, pois com certeza isso foi o primeiro passo pra eu ser um leitor psicomaldito.
Hoje vocês me veem escrevendo pra essa coisa, que no final das contas não adianta de nada se eu não tenho inspiração para escrever. Sinceramente, eu me odeio quando não consigo ter uma ideia pelo menos razoável para um texto qualquer, seja um poema vagabundo quen unca mais vou olhar - tampouco entender - novamente, seja um artigo científico para um congresso. É diabolicamente frustrante.
Foi com base nisso que descobri um jeito perfeito de colocar algo no papel - ou no computador -, principalmente quando é algo mais informal: ouvir música. Saem ideias que é uma beleza.  Ocorreu isso ontem quando fui escrever meu artigo de opinião para a olimpíada de português. Comecei a escrever à tarde, mas só fiz uma parágrafo em duas horas (e isso não é brincadeira!). Cheguei em casa de noite e fui fazer, ouvindo música. Em no máximo uma hora terminei. Só não sei se ficou bom. E não pensei que eu revisei, quanto a isso eu faço que nem Clarice Lispector: terminei de escrever pra mim é texto morto, só preciso ir em busca de um caderno pra enterrá-lo!
Enfim, como adolescente e como aluno me preocupo seriamente com os temas e as referências dos textos do futuro dessa joça que apelidamos de nação. Já estou farto de redações sobre 'Carnaval', 'Páscoa', 'Dia das Mães', 'Dia do Trabalhador', 'São João', 'Dia dos Pais', 'Independência do Brasil', 'Dia das Crianças', 'Dia do Professor', 'Natal', 'Desmatamento', e mais algumas infinidades por aí. [De volta ao momento melodramático - cuja saudade não existe]
Sinto muito, e lamento quem vai se sentir ofendido/chateado/deixar de ler esse cemitério, mas prefiro escrever um artigo de opinião sobre a minha música favorita, até porque teria incontáveis vezes mais conteúdo do que essas redações a lá ensino fundamental aguardando uma data importante. Outro dia fiz junto com uns amigos a análise de uma música para um trabalho e eu copiei à mão isso. Deu umas três páginas, quase quatro.
Então, eu não podia deixar de escrever essas linhas enquanto tô enlouquecendo por causa de falta de inpiração pra produzir textos para congressos, para esse blog, etc. Então, pra quem acha que texto bom é texto de tema que fala na TV 25 horas por dia, vá em frente, você tem um leque de impossibilidades no futuro. Quanto à mim, espero encontrar novas inspirações e referências a cada dia.