Feliz aniversário Clarice!

Posted: sexta-feira, 10 de dezembro de 2010 by Luis Tertulino in Loucuras usadas: ,
0

Hoje é 10 de dezembro de 2010. Hoje o dia começou com chuva em minha cidade. Uma sexta-feira. Perfeito! O último dia da semana começando com uma chuva. E não chove faz um tempo, posso dizer. E a chuva tem um significado filosófico pra mim. Pra mim não é apenas a água que sai das nuvens porque estas últimas saturam num detreminado momento. A chuva é um momento de reflexão para mim, um encontro com meu interior.
E descubro que hoje é aniversário de uma grande escritora - pra mim a maior - brasileira: Clarice Lispector. Não conhecço muito Clarice. Até agora só li um livro dela, o último, A Hora da Estrela. Mas fiquei maravilhado com aquele livro. O melhor livro que eu li esse ano, não só os trabalhados pela professora, mas no geral.
O jeito introspectivo, existencialista, mostrando que todos nós somos um mero acaso. Nascemos e pronto. Como podíamos muito bem não ter nascido. Morrermos no quarto mês de gravidez de nossa mãe. Ou poderíamos ser grandiosos, ou poderíamos ser um monte de coisas...
Aí de repente chove hoje. Imediatamente remeto à Macabéa, personagem principal de A Hora da Estrela, e a personagem menos notada da história. Ela não é importante, isso é fato. Assim como todos nós. Somo facilmente substituíveis, e passamos a vida inteira tentando mudar isso. Porque sem utilidade, somos o vácuo. Mas aí eu me dou conta de que eu não preciso ser útil pra ser feliz. A filosofia não tem utilidade (imediata), mas mesmo assim muitos a adoram! Não preciso estar pesado pra me dar conta de eu estou vivo! Basta eu estar cheio (não completo!), e mesmo assim eu serei leve.
É por isso que eu digo que Macabéa é uma de minhas heroinas.

Se Clarice ainda estivesse viva, estaria completando 90 anos hoje (10 de dezembro). Nos deixou vários livros. E não apenas isso. Mas também, eu acho, (anti-)herois plenamente substituíveis. É muito triste saber que ela se foi com um câncer inoperável no ovário, sim. Mas sinceramente, acho que se ela continuasse viva, ela teria se suicidado recentemente, pois as coisas estão absurdas.
Todo mundo acha que é mais especial do que o resto do mundo, ninguém se toca que somos só mais um entre 6 bilhões e meio. O mundo hoje insiste em sobreviver a todo custo, sem se importar com as condições dessa sobrevivência. E tudo e todos são explorados até secar! Ela não teria aguentado.

E viva Clarice!


P.S: Vejam o trecho de "A Hora da Estrela" que eu coloquei na seção Citações. Achei interessante colocar alguma citação dela.
P.S.2: Leiam A Hora da Estrela. É um livro maravilhoso, e você vai perceber o quanto "mais um" nós somos.