X CO2 * (-X) Estradas

Posted: sábado, 17 de abril de 2010 by Luis Tertulino in Loucuras usadas:
0

É incrível a capacidade do ser humano criar coisas que, ao nosso ver, parecem simples, mas que na realidade são incrivelmente complexas (e às vezes, tensas!). Tome como primeiro exemplo esse computador na qual você está lendo esta postagem. Foi bastante fácil para você ligá-lo, colocar no provedor de internet (seja Firefox ou qualquer outro) e em seguida nesta página. Mas, como isso aconteceu? Quais foram os diversos processos realizados pela sua máquina para chegar até aqui? E então, será que tudo é REALMENTE simples como você imagina (va) ?
Tomemos como estudo da criatividade humana agora os (maravilhosos) automóveis. Eles são irrevogavelmente uma das melhores criações humanas para deslocamento. Já imaginou atravessar uma fronteira entre duas cidades vizinhas a pé ou então de charrete? Haja chinelo e ferradura! Mas isso não seria muito bom, provavelmente custaria a sua vida (ou a do cavalo, depende do método de deslocamento) e de muitas seringueiras (de onde virá o látex de suas havainas?). É melhor usar os carros mesmo!
Mas tem uma coisa: os carros não flutuam no ar, estão presos na terra (pelo menos até o homem criar carros-aviões!). Para se movimentarem na terra precisam de estradas, certo? Não é necessário responder!
Outro problema é o seguinte: os sábios seres humanos criam (quase) tudo inspirados em si mesmos (que prepotentes!). Para nos movimentarmos, precisamos obter energia nos alimentando com carboidratos, proteínas, lipídios etc. (chega de biologia por hoje, vamos para a química inorgânica) Os carros não são tão diferentes assim: a única diferença é que a sua (principal e mais usada) fonte de energia é a gasolina. Útil para os carros (não vivem sem ela), mas não muito para nós.
Para você que estiver estudando (ou já estudou, mas não aprendeu) funções inorgânicas, principelmente óxidos, aqui vai uma pequena "aulinha" sobre esse assunto: os carros funcionam queimando a gasolina, liberando alguns gases, digamos, "adorados" pelos químicos. Além do popular CO2 (Dióxido de carbono), tem também outro que é o SO3 (Trióxido de Enxofre), que vão para a atmosfera, e acontece que reage com H2O (Protóxido de Hidrogênio - vulgo, água), criando o H2SO4 (Ácido Sufúrico), alatamente corrosivo. Paremos por aí.
E pior, são tantas pessoas precisando se locomover que quase não se movem. É impressioante isso, a natureza adora ir contra nós (é de ficar indignado, não é? Claro que não!). Quantas mais pessoas precisam se locomover, mais dificil é rodar um metro. Mal há espaço.
Então, caros leitores, só o que a se fazer é nos adaptarmos ao que está ao nosso redor, isso com certeza colaboraria e muito para a evolução da espécie humana, e principalmente, tentar diminuir o valor de X, e somente isso.

//O Censurador