1 ano de twittosfera

Posted: quinta-feira, 21 de outubro de 2010 by Luis Tertulino in Loucuras usadas:
0

Um ano já se passou desde que comecei a usar desse instrumento/universo de comunicação. Foram mais ou menos, não tenho certeza, 365 dias de interação e descoberta de novas coisas. Pra começo de conversa, conheci muita gente, conversei com algumas dessas pessoas e tal. E posso dizer que foi muito, digamos, produtivo. Pra ser mais preciso, tive mais prazer do que desprazer (sim, já me irritei, digamos assim, com alguns), mas o produto foi bem legal.
Em uma postagem anterior (I read who I want), eu basicamente critiquei uma ferramenta originada recentemente, que foi o "Who To Follow". Ainda sou totalmente contra. Mas o novo design do twitter acabou me fazendo esquecer esse "probleminha". E além disso, já nem me importo mais com isso, que fique lá!
Mas agora, fiz uma releitura da postagem e percebi que não falei o mais importante: minha política pessoal do uso do twitter. Não que isso possa interessar a você. Se interessar, boa leitura. Se não, enfim...
Da última vez, eu seguia 72 pessoas. De lá pra cá, eu cheguei a seguir mais de 100 pessoas. Recentemente deixei de seguir alguns, pelo fato de pensar que as mensagens de muita gente na Timeline acaba impossibilitando a leitura das mensagens de pelo menos a maioria. Eu prefiro seguir 76 pessoas - meu número atual de "followings" - e ler suas mensagens a seguir centenas e não ler nenhuma.
Sou contra uma pessoa me seguir e depois exigir, literalmente, que eu siga essa pessoas de volta. Cara, eu só vou seguir você se eu achar seus tweets interessantes quanto ao meu ponto de vista. Há também por aí uns iludidos que acham que vou seguí-los só porque eles me seguem, e fazem chantagem depois. Block na hora! Isso não é MSN, beleza?
Uma das coisas que mais me indignam é a camaradagem, um comportamento politicamente correto demais estar chegando ao twitter. Se isso avançar, terei que abandonar! Minha visão de internet é que seja um meio de comunicação alternativo, ou seja, que as pessoas tenham liberdade de expressão/comunicação. Pra mim, o twitter me ajudou muito na interação entre pessoas, pois geralmente não sou muito bom em me comunicar. Isso não significa que se pode falar tudo o que quiser e achar que isso vai ficar do jeito que está. Ofensa propriamente dita (não o que a mídia dominante, vulgo TV Aberta) deve ser punida!
Enfim, essas são as minhas principais políticas de uso desse instrumento. Espero que tenham ficado claras minhas propostas e blá, blá, blá. Quero continuar usando essa ferramenta nova por muito tempo e que não se torne algo manipulador.