Em defesa da vida...

Posted: quinta-feira, 30 de dezembro de 2010 by Luis Tertulino in Loucuras usadas: ,
0

E eis que hoje acordo lembrando de uma história que aconteceu no ano passado. A história era a de uma menina de nove anos que tinha sido abusada sexualmente pelo padrasto. E para piorar a coisa toda, ela havia ficado grávida de gêmeos dele. Como seu corpo ainda não estava preparado anatômica e fisiologicamente para dar à luz, os médicos decidiram realizar uma aborto. O arcebispo decidiu então excomungar - expulsar da Igreja Católica - os pais da menina, a própria menina e os médicos envolvidos no aborto, sob acusação de que o aborto é uma ato grave contra a vida.
No mesmo instante, me vieram à cabeça vários pensamentos, todos centrados mais ou menos na mesma coisa. Primeiro, a Igreja parece não raciocinar.  Essa menina nunca que teria condições físicas e psicológicas de ser mãe de gêmeos aos nove anos de idade. Além disso, a constituição é clara quanto ao aborto: ele é permitido em caso de estupro e no caso de oferecer risco à vida da mãe. Ambos eram os casos da menina. Então, porque não deveria ser liberado? Por mim, NESSE CASO nem precisaria de leis liberando.
Além disso, tem outra coisa que me indigna mais ainda. A Igreja se diz protetora da vida, por isso teve que excomungar essas pessoas, pois o aborto é atentado contra a vida. Mas espere aí, um estupro a uma menina de nove anos - sendo isso também pedofilia - não seria um atentado contra a vida, nesse caso até maior que o aborto em si? Eu acredito que sim - me desculpe se você achou isso um absurdo, mas problema seu! Ela se diz protetora da vida, mas nem se importou com o estupro praticado pelo padrasto da menina, nem se quer o excomungou - não que fosse fazer alguma diferença, no sentido prático -, o que demonstra que a Igreja considera que o aborto é mais grave que o estupro e a pedofilia.
Onde está a defesa da vida, tão pregada pela Igreja? Onde está a misericórdia? Agora eu me lembro que muitos bispos pelo mundo inteiro foram acusados de pedofilia e nada aconteceu com eles. Será que o papa tornou tão sacro a pedofilia na igreja quanto a comunhão? Parece ser essa a linha de raciocínio.
Eu achei na internet um artigo sobre a posição do filósofo frâncês Michel Onfray, que além de comentar o caso, lou sobre algumas das posturas da igreja, entre as quais em relação ao aborto, além do papel da filosofia e da religião na atualidade.
"Eu li na imprensa francesa que, para o bispo de Recife, o estrupo é menos grave que o aborto. Quando alguém lhe perguntou porque o padastro não foi excomungado, ele respondeu que 'dar a morte é mais grave'. Dar a morte a um feto é mais grave que o estupro e a pedofilia? (...) Ela (Igreja Católica) pretende defender a vida, mas ela não a defende. Onde está a dignidade nesta aventura? O que se pode chamar de vida? Onde ela se encontra? Numa manifestação biológica? (...) A Igreja defendeu a vida ao dar a bênção às bombas atômicas que explodiram em Hiroxima e Nagasaki? Ela defendeu a vida ao dar a bênção às armas que serviram para assassinar os republicanos espanhóis durante a Guerra da Espanha?. A Igreja pretende defender a vida, mas o que ela defende é o poder em vigor. Na verdade, o que fascina a Igreja é a morte. É a morte que lhe interessa. (...) A Igreja somente demonstra o que ela foi e é, colocando-se sempre ao lado dos fortes, dos poderosos, da colaboração. Ela não resiste. Ela não se preocupa com os pobres. Ela não demonstrou misericórdia a este ser frágil que foi violentado pelo padrasto. Ela não apoiou esta menina. Ao contrário, ela ainda a afligiu, considerando-a até culpada e responsável."

É por isso que eu deixei a Igreja Católica. Não pense que vim aqui mostrar que sou "sem religião", e ficar com aquela ladainha de sempre. Só quis mostrar um PORQUÊ de todas as minhas posições religiosas. Na época do ocorrido, eu ainda "era" católico, e fiquei indignado e chocado com a posição estúpida e hipócrita do bispo. E só de lembrar fico ainda mais indignado, mas o que eu penso não importa agora. Só queria mostrar a vocês o que realmente acontece nesse âmbito "sagrado".



P.S: Clique aqui para ler o artigo que eu citei nesse texto.