SFSA (Síndrome do Fanatismo do Sucesso Alheio)

Posted: quinta-feira, 15 de abril de 2010 by Luis Tertulino in Loucuras usadas:
0

Antes de tudo, responda algumas perguntas: você quer ter sucesso? Quer ser reconhecido por todos? Ter fama e fortuna é um desejo de muitos. Entretanto, isso não vem fácil, é um trabalho suado (mesmo com o condicionador de ar), árduo e difícil. Mas chega um momento que os objetivos são alcançados, a meta foi atingida.
Infelizmente (é muito difícil você ter noção de tanta infelicidade), surgiu uma doença, uma doença incurável (pelo menos até agora), que é a SFSA - acrônimo de Síndrome do Fanatismo do Sucesso Alheio. Ela faz a pessoa ficar incondicionalmente fascinada pelo sucesso dos outro, tão fascinadas que o desejam, e pior, não têm escrúpulo algum para alcançar o "prêmio". Não se sabe exatamente como ela surgiu. Minha teoria é que ela surgiu por causa do homem pré-histórico. Como? Eles criaram a agricultura, daí viraram sedentários, em outras palavras, preguiçosos. E o que o fascínio provocado pela doença tem a ver com a preguiça da agricultura (pré-histórica, que fique bem claro!)? Tudo.
Os doentes estão em busca desse sucesso, mas têm preguiça de buscá-lo. Daí, eles vão exatamente o que quem obteve "fama" fez. Mas começam pelo produto do trabalho alheio. Pegam o que outros fizeram e vão em busca da "fama e fortuna".
E pior, essa doença é extremamente contagiosa. Provavelmente milhares de casos já foram registrados no mundo (entretanto, só tenho informações daqui do Brasil), sem contar os que estão em segredo ou então que não foram identificados por alguém próximo (provalemente também foram infectados). Há alguns casos em que o vírus causador da doença estejam alojados em pessoas, mas estão em estado de latência. Já foi descoberto que nesses casos, o efeito seria mais ou menos o oposto. Como? O indivíduo infectado não tem um nível absurdo de fanatismo ao ponto de copiar o artista, apenas admirá-lo, e principalmente, os escrúpulos estão presentes a todo momento. Mas não é preciso se preocupar com esses indivíduos.
No caso de contaminação, é necessário tomar algumas providências urgentes para disseminar a profilaxia da doença. Um: expor (no sentido de revelar) o infectado ao mundo, para que se mantenha o máximo de distância possível. Dois: não pense em momento algum no sucesso do artista e tampouco queira ser como ele - ele sempre será único -, apenas tome-o como inspiração. Ao tomar esses cuidados, você estará devidamente vacinado contra essa terrível doença que, apesar de não levar à morte, tem consequencias gravíssimas e irreversíveis.

//O Censurador